Notícias locais

16 de julho de 2021

Com vacinação e horários ampliados, Dia do Comerciante traz a esperança de dias melhores


O Dia do Comerciante é comemorado em 16 de julho e, para marcar a data, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, Omar Abdul Assaf, afirmou que, apesar das dificuldades, a categoria está mais otimista em relação ao segundo semestre. “O avanço da vacinação nas cidades da Baixada e a ampliação de horário de funcionamento dão uma esperança de que os próximos meses sejam melhores. O Dia do Comerciante é também uma data para mostrar a nossa resiliência, a nossa capacidade de vencer as adversidades e, com certeza, vamos vencer mais esse desafio”, salientou.
O Dia do Comerciante surgiu a partir da criação da Lei nº 2.048, de 26 de outubro de 1953, para homenagear José Maria da Silva Lisboa, mais conhecido por Visconde de Cairu, o Patrono do Comércio Brasileiro, nascido em 16 de julho de 1756. Ele foi o principal responsável pelas primeiras leis que beneficiariam o comércio brasileiro, que era totalmente dependente de Portugal. Uma das suas principais ações foi aconselhar o rei D. João VI a assinar a Carta Régia, em 28 de janeiro de 1808, abrindo os portos brasileiros ao comércio exterior e às nações amigas.
“Desde o princípio da pandemia, as características de um bom comerciante têm sido postas a prova como nunca se viu! Coragem, empreendedorismo, capacidade de resistência e muito mais, fizeram da nossa categoria uma das mais combativas, mas infelizmente, também uma das mais atingidas pelos estragos econômicos e sociais da doença.”, afirmou Omar Abdul Assaf.

Voltar para Notícias