Notícias locais

28 de setembro de 2019

Portaria permite dispensa na impressão do Danfe em operações destinadas ao consumidor final


Medida beneficia especialmente o comércio eletrônico ao desburocratizar o ambiente de negócios

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) passou a permitir a dispensa da impressão do Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (Danfe) em operações realizadas pelos estabelecimentos no Estado de São Paulo.

A mudança, oficializada com a publicação da portaria CAT n.º 55/2019, em 30 de agosto, no Diário Oficial do Estado, reduz o consumo de papel pelos contribuintes paulistas sem prejudicar a fiscalização. Isso porque o documento será emitido e enviado em formato eletrônico diretamente ao consumidor final (pessoa física). Esse procedimento poderá ser feito desde que o endereço de entrega esteja localizado em território paulista e que o consumidor concorde com a não impressão.

O Sindicato é favorável a qualquer ação que elimine as impressões no processo de logística. Por isso, a Entidade apoia a portaria por simplificar o cumprimento das obrigações acessórias dos contribuintes e se adaptar às novas tecnologias digitais.

A nova medida se uniformiza com outra medida tomada em São Paulo, já aplicada ao cupom fiscal eletrônico emitido pelo equipamento SAT (Sistema Autenticador e Transmissor), que teve sua impressão dispensada desde maio de 2018, também condicionada à anuência do consumidor final.

Voltar para Notícias