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15 de abril de 2019

Inadimplência cresce e empresário pode ampliar formas de pagamento para atrair clientes


Carnês de loja são alternativa para consumidor que está com o orçamento doméstico prejudicado

O empresário pode oferecer o carnê como método de pagamento para atrair mais consumidores, sobretudo aqueles com renda mais baixa. Outra medida importante para o momento – que registra aumento no número de endividados e inadimplentes na capital paulista – é ampliar o prazo de pagamento. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) recomenda apenas que o empresário se mantenha atento ao fluxo de caixa para que as sugestões citadas não tragam efeitos negativos.

Em março, num movimento considerado natural, o porcentual de famílias endividadas subiu de 53,6% para 55,1% em março – ou seja, 2,16 milhões de famílias estão com algum tipo de dívida. Na comparação anual o aumento foi de apenas 0,8 ponto porcentual, segundo mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), feita mensalmente pela FecomercioSP.

Esse aumento é reflexo dos consumidores que se excederam nos gastos de fim de ano sem planejar as tradicionais despesas do início de 2019. Os setores de eletrodomésticos, eletrônicos, móveis e materiais de construção são os mais afetados pela cautela do consumidor que evita fazer dívidas no médio e longo prazos.

A pesquisa aponta que a parcela de renda comprometida com dívida ficou praticamente estável –, de 28,5% em fevereiro para 28,8% em março. Há um ano, esse porcentual era de 29,1%.

O número de famílias inadimplentes também cresceu: agora, 787,3 mil delas estão com dificuldade de pagar alguma dívida na data do vencimento. Foram 12,9 mil lares a mais em março do que no mês anterior e 36,2 mil famílias a mais que o mesmo período de 2018. A taxa de inadimplência em março chegou a 20,1% dos entrevistados, algo que não acontecia desde outubro passado. Confira a matéria completa aqui.

 

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